Blog

29 de setembro de 2023
Cozinhar com ferro fundido: quais as vantagens e como utilizar

Seja nas cozinhas contemporâneas ou nas de culinária mais tradicionais, a panela de ferro fundido continua a exercer um papel significativo e distinto no mundo da gastronomia.

 

O princípio de funcionamento não podia ser mais simples: como cozinha lentamente, melhora os sabores - não admira que seja um tipo de panela muito utilizada por chefes profissionais.

 

 

Quais as vantagens de utilizar uma frigideira ou tachos de ferro fundido?

 

A principal vantagem torna-se evidente assim que se prova a primeira garfada – tudo sabe melhor. Mas há muitos outros benefícios que vale a pena conhecer.

 

  • Versatilidade na cozinha

A caçarola de ferro fundido, por exemplo, é um equipamento versátil – pode ser utilizada para fazer sopas, guisados, assados e molhos. Pode fritar e cozer alimentos na perfeição. E é especialmente recomendada para preparar ingredientes de alguma acidez, como tomate, vinagre ou limão, que reagem com o metal dos tachos tradicionais, o que pode levar a alterações de sabor.

 

  • Maior retenção do calor

O ferro fundido é um condutor de calor ideal. Ao contrário das panelas de aço e alumínio, o ferro fundido aquece a superfície de cozimento de maneira uniforme e consistente. Uma vez aquecida, a panela de ferro fundido mantém o calor de maneira muito mais eficaz do que o aço inoxidável.

 

O ferro fundido pode ser utilizado também para manter os alimentos frios, pois uma peça refrigerada pode tornar-se numa travessa ideal para servir alimentos frios num dia quente. Pode ser colocado no freezer para a conservação dos alimentos ou para a preparação de pratos sofisticados.

 

  • É adequado para todas as fontes de calor

A fonte de calor que utiliza afeta o tipo de panelas que pode utilizar. Muitas panelas não podem ser utilizadas em todos os fogões ou placas. Com uma panela de ferro fundido, facilita-se a vida. Uma panela de ferro fundido é adequada para todas as fontes de calor. E como a panela é tão resistente a altas temperaturas, também pode deslizá-la para o forno com a maior facilidade.

 

Nota: Quando utilizar um fogão com uma superfície superior de vidro, levante a peça para movimentá-la sobre o fogão. Nunca a deslize pela superfície, pois poderá causar danos à sua base ou ao vidro.

 

  • Mais ferro nas suas refeições

Ao cozinhar com panelas de ferro fundido, fica livre de substâncias químicas prejudiciais à saúde e ainda pode ganhar um pouco mais de ferro nos seus alimentos.

 

  • Maior durabilidade

Pode parecer uma opção cara à primeira vista, mas dura anos (há até famílias que as transmitem de geração em geração) e é um investimento que rapidamente compensa. O ferro fundido é feito para durar uma vida inteira e, embora não seja indestrutível, aguenta temperaturas elevadas sem se deteriorar.

 

 

Como utilizar?

Antes da primeira utilização, remova toda a embalagem e rótulos que possam existir. Lave a peça em água quente com detergente, exangue e seque-a completamente.

 

Para mais conforto e proteção da superfície ao mexer os alimentos, recomendamos a utilização de utensílios de silicone. Não raspe a superfície esmaltada com utensílios metálicos, e nunca bata com os utensílios na borda superior da peça. As facas e outros utensílios não devem ser utilizados para cortar alimentos no interior.

 

As alças, pegas ou cabos de ferro fundido esquentam durante a utilização tanto em fogões como em fornos. Utilize sempre um pano grosso e seco, ou luvas térmicas para pegar.

 

Dicas de limpeza

É importante evitar o uso de sabão e esponjas abrasivas, pois isso pode danificar o tempero e comprometer as suas propriedades.

 

A limpeza requer cuidado e paciência, deve deixar esfriar a panela até à temperatura ambiente antes de limpar com água quente em conjunto com uma escova macia para remover os resíduos alimentares sem comprometer o revestimento. É necessário deixar a panela seca para não enferrujar.

 

Nota: Não coloque uma peça quente em água fria – pode provocar um choque térmico, danificando permanentemente o esmalte.

 

E os resíduos de difícil remoção? Encha a panela com água morna com sabão (neutro) e deixe-a de molho. Ou pode também encher a panela com água morna e colocar uma colher de sopa ou duas de bicarbonato de sódio, fervendo a água durante 8 a 10 minutos.